O QUE É SEGMENTAÇÃO POR RENDA NO FACEBOOK ADS E COMO FUNCIONA?
O publicitário Hilário Júnior divulgou, em meados de 2015, que o Facebook e o Experian Marketing Services haviam estabelecido uma parceria com o objetivo de segmentar os usuários de acordo com a renda deles. No início de março de 2016 esta notícia foi confirmada. Ela está sendo disponibilizada para os usuários aos poucos, assim como a maioria das alterações do Facebook Ads são apresentadas: de maneira gradual.
Assim como as demais segmentações por interesses, os usuários irão selecionar os dados dentro do direcionamento detalhado. Quando a segmentação por renda estiver disponível, ela vai aparecer dentro de comportamento, de informações demográficas e, por fim, da classificação do consumidor.
As listas de usuários serão apresentadas da seguinte maneira:
Afinidades para bens de alto valor;
Afinidades para bens de médio/alto valor;
Afinidades para bens de médio valor;
Afinidades para bens de médio/baixo valor.
Ainda dentro da segmentação por renda, será possível selecionar listas de pessoas com:
Afinidades para bens de luxo;
Afinidades para cartão de crédito;
Afinidades para e-commerce;
Afinidades para internet de alta velocidade;
Afinidades para setor imobiliário;
Afinidades para turismo;
Afinidades para TV a cabo.
Quando você escolhe determinada segmentação, ou uma combinação delas, o Facebook te apresenta uma estimativa de quantas pessoas serão impactadas pela sua ação (esta informação vai depender de outras variáveis, como seu orçamento e segmentação local, por exemplo). COMO O FACEBOOK E A EXPERIAN MARKETING SERVICES OBTÉM OS DADOS? Trata-se de um atributo da Experian desenvolvido por meio de estatísticas, com base em dados dos usuários no Facebook. Resumindo: assim como o Facebook consegue informações sobre a idade, gênero, estado civil e outros interesses das pessoas cadastradas, agora, com esta parceria, também será possível determinar a classe social e renda delas. O QUE A SEGMENTAÇÃO POR RENDA ALTERA PARA QUEM ANUNCIA NO FACEBOOK ADS? A funcionalidade do Facebook Ads permite selecionar novos públicos de acordo com potencial de renda de cada um deles, fazer novas combinações e realizar uma série de testes que irão determinar quais são as segmentações vencedoras para o seu negócio.